Diversos proprietários e operadores de data centers têm sistemas UPS que podem estar chegando perto do final de suas vidas úteis - e, sejamos sinceros, os sistemas de alimentação de energia da virada do século e da explosão das ponto com estão entrando em seus anos finais.
Se a sua instalação é alimentada por um desses sistemas UPS "legados", você pode ainda estar operando de forma confiável, mas provavelmente esteja entrando na curva descendente em direção a redução nos resultados. A verdade é que todos os sistemas mecânicos têm partes que se desgastam e que eventualmente se desgastam totalmente. Donos de sistemas UPS mais antigos estão percebendo os benefícios de avaliar e fazer um upgrade para manter as suas cargas críticas protegidas com confiança e de forma econômica.
Para determinar se o seu data center é um candidato a um novo sistema UPS, considere estas questões iniciais:
- O seu sistema UPS tem mais do que 12 anos?
- A eficiência operacional de um sistema mais antigo está fazendo com que suas contas de energia elétrica sejam um peso no seu orçamento?
- As peças essenciais estão se tornando cada vez menos disponíveis?
- Fazer a manutenção do seu sistema está sendo cada vez mais difícil?
- A taxa de utilização do seu sistema é atualmente muito baixa ou muito alta?
- As baterias/capacitores/ventiladores já estão precisando ser substituídos?
Se você respondeu "sim" para uma ou mais dessas perguntas, esta é a melhor época para começar a pesquisar novas tecnologias de UPS. Embora o custo provavelmente será a sua primeira preocupação, você poderá se surpreender com as economias operacionais que um novo sistema traria.
Considere o seguinte cenário:
José usa um UPS de 12 anos e capacidade de 360kW.
- Ele está operando com 75% de utilização, ou 270kW.
- A entrada em kW é de 293.
- A eficiência é de 92% - bastante boa para uma unidade antiga.
- Ele funciona 24x7 ou 8.760 horas por ano.
- O custo da energia elétrica para José é de $ 10/kWh.
- O custo operacional anual da sua empresa é ao redor de $25.700, incluindo as despesas de refrigeração relacionadas.
José está avaliando:
- Um sistema novo com capacidade de 400kW.
- Este sistema opera com uma eficiência de 95,2% em modo de dupla conversão.
- Ele teria os mesmos 270kW de carga e o mesmo custo para a energia elétrica.
- Os custos operacionais anuais seriam agora de apenas $14.900.
- Ele economizaria $10.800 por ano usando esse novo sistema.
- Ao longo dos 15 anos da vida útil média de um UPS, as economias somariam $162.000.
José e seus gestores percebem que só as economias nas despesas operacionais já seriam suficientes para considerar o upgrade. Ele começa a olhar mais fundo e descobre que terá acesso a um fornecedor de peças confiável, menos necessidade de manutenção, prováveis economias de espaço e uma melhor inteligência - tornando o upgrade uma opção mais atraente ainda. Além disso, ele pode usar as mesmas configurações do alimentador/disjuntor elétrico.
O seu cenário pode ser ainda mais atraente. Vários sistemas UPS mais antigos operam com eficiência menor do que 90%. Há novas tecnologias disponíveis que são sistemas altamente eficientes, confiáveis e flexíveis em configurações com ou transformador. Diversas podem operar com eficiências maiores do que 98%.
Quando você efetivamente trocar seu equipamento antigo por um sistema UPS moderno, lembre-se de que qualquer upgrade demanda expertise no planejamento e na instalação. Certifique-se de estar estabelecendo uma parceria com profissionais técnicos treinados e reconhecidos para ajudar na seleção, transição e implementação adequada do seu sistema de alimentação de energia.
Esse blog foi originalmente publicado no guest blog online Electronics Protection em 12/10/15.