The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um Revendedor

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Como a Alimentação de Energia em CC Pode Ajudar a Economizar Espaço Útil, Energia e Custos nos Sites Centrais de Telecom

Henrik Nilén •

O consumo de energia pelas empresas de telecomunicações (teles) deve crescer muito conforme as redes 5G forem sendo implementadas. Mas não se preocupe, a tecnologia de conversão para alimentação de energia em CC está aqui ajudar a minimizar os custos com energia, limitar as emissões de carbono e atender, de forma eficiente, o aumento exponencial na demanda dos consumidores por dados.

Achados de pesquisa revelados pela Vertiv e a 451 Research sugerem que até 2026, o 5G pode aumentar o consumo de energia das teles em até 170% sendo que os maiores aumentos serão nos data centers macro, de nós e da rede. Se as operadoras não implementarem as topologias de sistema com a maior eficiência energética, elas poderão ver as recompensas do 5G serem corroídas simplesmente pelos custos de operar a rede expandida.

Entretanto, a expansão da redes relacionada com o 5G não traz apenas uma preocupação monetária para as teles. A gigantesca quantidade de novos equipamentos de comunicação necessária, tanto nos sites existentes quanto nos novos, torna o espaço útil ainda mais precioso do que antes e deixará pouco, ou nenhum, espaço para os sistemas de alimentação de energia - apesar de que muito mais energia será necessária.

O maior consumo de energia provavelmente também fará com que seja mais difícil atingir as metas de redução nas emissões de carbono e estar em conformidade com a legislação ambiental. A União Europeia disse que os data centers e as telecomunicações, que se estima serem responsáveis por 2% das emissões globais, devem se tornar carbono neutras até 2030.

Então, como as teles podem mitigar os desafios de capital, operacionais e ambientais apresentados pelo 5G? Uma das respostas é a tecnologia de conversão para energia em CC.

 

Maximize a Eficiência da Conversão de Energia com a Topologia Certa de DC Power

Todos os equipamentos eletrônicos precisam de alimentação de energia em CC para funcionar, seja ela fornecida por um conversor de CA/CC integrado em um servidor, uma fonte de alimentação para carregar um laptop ou um sistema centralizado para alimentar todo um site.

Desde os primórdios das telecomunicações, a maioria dos equipamentos de telecom têm sido alimentados por 48 volts CC.

A topologia do sistema de 48 volts CC tem importantes vantagens relativas à eficiência graças a simplicidade com o mínimo de passos na conversão.

Em cada passo da conversão, sempre há perda de energia. Portanto, manter o número de passos na conversão em um número mínimo é cada vez mais importante quando se tenta conservar energia.

Esse é um dos motivos porque 48V CC está se tornando a topologia de alimentação de energia preferida no mundo do OCP (Projeto de Computação Aberta). Nessa aplicação, a fonte de alimentação de energia em 48V CC está localizada em cada rack servidor.

Entretanto, para um site grande de telecom, um sistema centralizado de alimentação de energia faz mais sentido pensando-se pelo lado do custo total de propriedade. Mas, quanto maior o site se torna, maior será a distância percorrida pela energia do sistema de backup para os equipamentos sendo energizados.

Para 48V CC, essa distância maior resulta em queda de tensão e perda de energia. Esse problema pode ser solucionado usando-se cabos de cobre mais espessos, mas o custo dos cabos e de instalação se acumulam rapidamente.

Uma solução melhor é usar equipamentos de telecomunicações e de dados com entrada em 400V CC em conjunto com um sistema de backup de 400V CC.

Agora, a queda de tensão não é mais um problema. Podem ser usados cabos muito mais finos e as perdas de energia serão mínimas. A topologia do sistema de energia de 400V CC é a mesma do que a dos sistemas de 48V CC e é, portanto, bastante atrativa pelo ponto de vista da eficiência, manutenção e confiabilidade.

 

Ganha-Ganha: Eficiência Energética e Flexibilidade

Considerando os benefícios, hoje muitos operadores de data centers e teles buscam introduzir fontes de alimentação de energia centrais de 400V CC. Apesar dos equipamentos de telecom com entrada de 400V CC ainda terem uma oferta limitada e serem mais caros, há uma forma de começar a aproveitar hoje os benefícios de 400V CC.

Com os sistemas de conversão Vertiv™ NetSure™, uma operadora pode usar um sistema comum de alimentação de energia em 400V CC (NetSure™ HVT) com baterias como o principal sistema de backup do site e ainda convenientemente alimentar a infraestrutura existe e nova de 48V CC.

O sistema de conversão abriga até 150 kW de capacidade de conversão eficiente de 400 para 48 volts e diversos pontos de distribuição para alimentar os equipamentos em 48V CC - tudo em um único gabinete. Como o sistema de 400V CC e as baterias podem ser localizados longe da carga, essa solução ajuda a liberar espaço para novos equipamentos de comunicação.

As vantagens para as operadoras incluem a conversão com alta eficiência energética que reduz o consumo de energia e os custos operacionais, bem como a flexibilidade no layout de grandes instalações e grandes data centers.

As empresas podem reduzir seus custos com cabeamento em até 90% e usar um valioso espaço livre para implementar mais equipamentos de rede.

Image default text

Sistema de Conversão 400/48V CC Vertiv™ NetSure™ 

A economia com o cabeamento pode ser expressiva dado o tamanho do mercado global de cabos de cobre que é projetado em 50,8 bilhões de dólares para 2023.

Operadoras de telecom e de data centers precisam aumentar sua infraestrutura para acompanhar o aumento exponencial do tráfego, e essas operadoras que implementam uma tecnologia que usa diversas topologias de energia podem gastar mais dinheiro do que o necessário, impactando seu business case de 5G.

Agora é a hora de considerar mudar para um sistema de alimentação de energia de 400 volts CC. A tecnologia de conversão para energia em CC torna a mudança mais fácil do que nunca.

Conteúdo Relacionado

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma