The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Trabalhar com nossa equipe de vendas Vertiv possibilita que designs complexos sejam configurados de acordo com as suas necessidades específicas. Se você pertence a uma organização buscando orientação técnica para um projeto grande, a Vertiv pode proporcionar o suporte de que você necessita.

Saiba mais

Muitos clientes trabalham com um parceiro revendedor da Vertiv para comprar produtos Vertiv para suas aplicações de TI. Os parceiros têm amplo treinamento e experiência, e estão em uma posição única para especificar, vender e dar suporte a todas as soluções de infraestrutura e TI com os produtos da Vertiv.

Encontre um Revendedor

Já sabe do que você precisa? Quer a conveniência da compra on-line e envio? Algumas categorias de produtos Vertiv podem ser adquiridas por meio de um revendedor on-line.


Encontre um Revendedor

Precisa de ajuda para escolher um produto? Fale com um Especialista da Vertiv altamente qualificado que o ajudará e orientará para a solução certa.



Entre em contato com um Especialista da Vertiv

The page you're viewing is for Portuguese (LATAM) region.

Inovação em refrigeração de data center: o que os especialistas descobriram no Centro de Experiência do Cliente da Vertiv

Inteligência artificial, computação de alta densidade, data centers modulares e avanços em tecnologias de refrigeração estavam entre os assuntos discutidos em uma conferência virtual da Vertiv na semana passada.

O Fórum de inovação em refrigeração de data centers da Vertiv, que incluiu contribuições de executivos e analistas de data centers da Vertiv, focou na importância cada vez maior das tecnologias de refrigeração no crescente mercado de data centers.

O evento de meio dia, que você pode assistir on-line, incluiu um painel de discussão sobre a evolução das tecnologias de refrigeração de data centers, um tour pelo centro de experiência do cliente da Vertiv em Pádua, Itália, que consiste em seis laboratórios para testar várias tecnologias de gerenciamento térmico. Um dos laboratórios possui capacidade de refrigeração de até 1,5 MW e uma ampla faixa de condições de trabalho, de -10 °C a +55 °C.

“2020 foi um ano muito complexo para o mundo, espero que tenha uma luz no fim do túnel da Covid-19” disse Giordano Albertazzi, Presidente da Vertiv na Europa, Oriente Médio e África, nas observações de abertura do evento. “Se houve algum lado bom em 2020, um deles certamente seria que, em 10 meses, a pandemia estimulou a aceleração do equivalente a quase dez anos de transformação digital. Para a nossa indústria, isso se traduziu em um crescimento acelerado.”

Maior capacidade de computação exige inovação em refrigeração de data centers

Lucas Beran, Analista Principal da Omdia, uma empresa de pesquisa em tecnologia, disse que o crescimento no mercado de refrigeração de data centers foi devido, em grande parte, à crescente necessidade das empresas por capacidade de computação, assim como fornecedores de nuvem e de colocation que estão construindo data centers grandes e eficientes, disse ele.

Uma pesquisa recente da Omdia descobriu que tecnologias de refrigeração sustentáveis e inovadoras, como água resfriada, refrigeração evaporativa e a líquido, estão se tornando mais amplamente usadas em data centers. A pesquisa (“Data Centre Thermal Management Report 2020”), que foi baseada em dados de 2018 e 2019, diz que a Vertiv tem uma participação de 23,5% no mercado global de refrigeração de data centers: mais de 10% maior do que o concorrente mais próximo.

A pesquisa da Omdia prevê que também haverá um forte crescimento nas formas de refrigeração a líquido (incluindo “resfriamento por imersão”, em que servidores e outros equipamentos de TI são submersos em líquido de arrefecimento em tanques, e “direto ao chip”, em que o líquido de arrefecimento é alimentado diretamente aos chips de computador em equipamentos de data center para mantê-los refrigerados); espera-se que dobrem entre 2020 e 2024.

Melhorar a eficiência energética de data centers com novas tecnologias

A refrigeração a líquido pode ajudar os data centers a se tornarem neutros em carbono, mas a tecnologia requer personalização para que seja usada em data centers, disse Beran.

A consolidação na indústria de data centers e os gastos empresariais em tecnologias, incluindo Big Data, análises e inteligência artificial, significa que os data centers estão ficando maiores.

Essas tecnologias de alto desempenho impulsionarão os gastos em data centers nos próximos três anos, disse Beran.

Economias de escala significam que as melhorias na eficiência energética se tornam mais acentuadas. A tecnologia de refrigeração deve ser interoperável e flexível o suficiente para ser escalada com as necessidades de TI da organização, não apenas em grandes locais centrais, mas no número crescente de locais edge menores, que se tornarão cada vez mais importantes para as operadoras de telecom.

Grande parte do crescimento no mercado de data centers se deve a fornecedores de data centers de hiperscala e colocation, que continuam a construir e lançar novas plataformas, disse Peter Lambrecht, Vice-Presidente de Vendas das principais contas da Vertiv na Europa, Oriente Médio e África. “O grande está ficando cada vez maior em data centers. Passamos de data centers de 10 a 20 megawatts para 100 a 200 megawatts. Quanto maiores eles ficarem, mais eficiente é a maneira em que poderão operar.”

De onde vem a inovação em refrigeração de data centers?

Durante a segunda parte de sua conferência, a Vertiv demonstrou e discutiu algumas de suas tecnologias de refrigeração, incluindo:

À medida que os data centers crescem, eles precisam de tecnologias inovadoras de refrigeração para reduzir suas emissões de carbono e ajudá-los a atingirem as metas de eficiência energética.

Em particular, os refrigerantes são o “principal impulsionador” de data centers sustentáveis, disse Roberto Felisi, Diretor Sênior de Sistemas Centrais de Gerenciamento de Ofertas Globais da Vertiv, acrescentando que é importante possuir certificações da indústria para medir a eficiência energética dos produtos de refrigeração de data centers.

Outras tendências no mercado de data centers discutidas durante o evento incluíram a crescente demanda por data centers modulares e pré-fabricados, que normalmente são menores e mais rápidos de implementar do que os tradicionais.

Lambrecht disse que a maior parte do número crescente de data centers modulares edge não terá funcionários trabalhando neles. Isso significa que eles precisarão ser monitorados remotamente e ter tecnologia de autorreparo, disse ele.

“Não teremos engenheiros suficientes para operar milhares de locais [de data centers edge]”, ressaltou ele. “A tecnologia precisa ser o mais inteligente possível, pois a maioria das unidades não terá operadores.”

Inovação é a chave. Principalmente em refrigeração de data centers

Na sessão interativa final de perguntas e respostas, palestrantes e delegados das conferências discutiram como a refrigeração a líquido ajudaria os data centers a se tornarem mais sustentáveis ambientalmente. Tentativas de entrar em acordo com os padrões da indústria para tecnologias de refrigeração, incluindo o projeto Open Compute, estão em um estágio inicial, mas podem ajudar a alcançar essa meta.

Apesar de um ano tumultuado, os palestrantes e delegados no evento permaneceram otimistas sobre o futuro das tecnologias de refrigeração e a indústria de data centers.

“Este é um momento importante para a indústria de data centers com relação ao que ela pode fazer pelo mundo”, disse Albertazzi. “Inovação é a chave.”

Quer uma visão geral rápida do fórum? Dê uma olhada nos destaques de nosso evento abaixo ou acompanhe o evento totalmente on-line.

Faça seu Login Parceiro

Selecione o seu país e idioma