Ondas de calor recordes estão sendo manchetes em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Europa, África e Ásia. Diversas cidades têm quebrado os recordes das maiores temperaturas já registradas e, de costa a costa, todos estão sentindo calor.
Em lugares como o Oriente Médio e a Austrália, temperaturas altas são a norma para a maior parte do ano. Se é um estilo de vida ou um aviso, os cientistas concordam que esses eventos de calor extremo e outras ocorrências relacionadas às mudanças climáticas estão aqui para ficar.
Além de seu impacto sobre as vidas humanas e sobre a infraestrutura, o calor extremo pode causar grandes problemas para a operação dos data centers. Em julho, os data centers em Londres passaram por faltas de energia relacionadas ao calor, perturbando serviços de computação na nuvem e derrubando alguns sites quando as temperaturas ultrapassaram os 40 graus Celsius.
Se você está lutando para manter seu data center frio ou se está questionando se sua infraestrutura estará preparada para temperaturas possivelmente ainda mais quentes no futuro, aqui estão as medidas que você pode tomar agora:
Coloque Todas as Unidades para Funcionar
Dependendo da carga do data hall, você deveria colocar para funcionar tantas unidades quanto possível para reduzir a carga em cada unidade de refrigeração individual. Normalmente, uma organização colocaria em funcionamento todas a unidades redundantes, mas se a carga de TI não for 100%, devem ser colocadas para funcionar unidades em quantidade suficiente para se obter a refrigeração por unidade mais acertada possível. Isso mantém a pressão dos refrigerantes mais baixa de forma que não haja risco de desarmes (trips) por alta pressão durante condições de temperatura ambiente alta. Também proporciona um ponto de operação mais eficiente.
Programe Manutenções Regulares
As recentes ondas de calor destacaram a importância da manutenção e limpeza regular da infraestrutura de seu data center. Se você ainda não tem um plano implantado, agora é a hora de ligar para seu fornecedor de serviços e criar um. Recomendamos aos nossos clientes programar manutenções preventivas trimestralmente. Se você já em um plano de manutenção implantado, essa é uma grande oportunidade para revê-lo com seu fornecedor de serviços de forma a garantir que ele esteja atendendo às suas necessidades. Para unidades com base em compressores (DX-expansão direta), as seguintes medidas de manutenção são importantes:
1. Limpe as Serpentinas da sua Condensadora
Apesar da limpeza de serpentinas ser parte da manutenção preventiva trimestral recomendada, a inspeção e limpeza das serpentinas devem ocorrer com maior frequência, especialmente durante as estações de pólen e poeira, bem como quando começam as condições ambientais de alta temperatura durante os meses do verão.
A falta de limpeza adequada e regular da serpentina da condensadora pode causar uma redução no desempenho na unidade térmica como um todo ainda maior do que na temperatura propriamente dita, já que reduz a capacidade de transferência de calor da serpentina; um problema que se torna ainda mais crítico quando a temperatura ambiente sobe. Além disso, a combinação de altas temperaturas ambiente e serpentinas sujas pode fazer com que a pressão do sistema de refrigerante aumente até o ponto em que a unidade é desligada pela chave de segurança contra alta pressão. Isso poderia causar uma perda inesperada de refrigeração durante uma época crítica.
Se a limpeza de serpentinas não tem sido parte da sua manutenção regular, ainda não é tarde. Entretanto, você deve agendá-la o mais rápido possível para manter suas unidades operando sem problemas.
2. Confira os Níveis de Carga do Refrigerante
Como parte do seu plano de manutenção, conferir os níveis da carga do refrigerante é importante. Se os níveis estiverem muito baixos, você pode não conseguir entregar a capacidade de design e correr o risco de os compressores sobreaquecerem. Se os níveis estiverem muito altos, você pode estar entrando em condições de alta pressão. Portanto, a manutenção adequada da carga ajuda a ter certeza de que tenha a capacidade de design e a eficiência operacional para funcionar sem problemas.
Uma vez que você tenha criado um plano de manutenção e tenha a quantidade certa de unidades em funcionamento, é importante parar e pensar se o design da infraestrutura do seu data center está de acordo com o seu ambiente. Uma vez que os padrões da ASHRAE usados pela maioria dos data centers se apoiam em dados históricos ao invés de projeções, seus data centers podem não conseguir suportar as temperaturas cada vez mais altas previstas pelos cientistas – mesmo se o seu data center for projetado para os valores da ASHRAE para 20 ou 50 anos. Uma parceira como a Vertiv pode lhe ajudar a atualizar seus sistemas térmicos e colaborar em um plano de manutenção para mantê-lo refrigerado.